quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Por que as pessoas ficam com os olhos vermelhos nas fotografias com flash?

Todos nós já vimos fotografias em que as pessoas tinham olhos vermelhos assustadores. Essas fotos são tiradas à noite e com flash. Mas, de onde vêm os olhos vermelhos?





Essa cor vermelha vem da luz que reflete nas retinas de nossos olhos. Em vários animais, inclusive cães, gatos e veados, a retina tem uma camada refletora especial chamada tapetum lucidum, que funciona quase como um espelho na parte de trás dos olhos deles. Se você iluminar os olhos deles com lanternas ou faróis à noite, eles refletem uma luz branca e clara. Aqui está o que a Enciclopédia Britânica tem a dizer sobre o tapetum lucidum:
    Em vários vertebrados noturnos, o composto branco chamado guanina é encontrado no epitélio ou na retina do olho. Isto proporciona uma superfície parecida com a de um espelho, a tapetum lucidum, que reflete a luz para fora e oferece uma segunda chance para que ela seja absorvida por pigmentos visuais em intensidades de luz bastante baixas. A tapetum lucidum produz aquele brilho familiar nos olhos dos animais noturnos.
Os humanos não têm essa camada tapetum lucidum em suas retinas. Se você ilumina os olhos de uma pessoa com uma lanterna à noite, não é possível ver nenhum tipo de reflexo. No entanto, o flash da câmera é claro o suficiente para causar um reflexo na retina - o que você vê é a cor vermelha dos vasos sangüíneos que nutrem o olho.
Muitas câmeras têm a função "redução de olhos vermelhos". Nessas câmeras, o flash dispara duas vezes - uma vez antes da foto ser tirada e outra vez para realmente tirar a foto. O primeiro flash faz as pupilas da pessoa se contraírem, reduzindo bastante os "olhos vermelhos". Outro truque é acender todas as luzes do lugar, o que também contrai a pupila.
Outra maneira de reduzir ou eliminar os olhos vermelhos em fotografias é afastar o flash da lente. Na maioria das câmeras pequenas, o flash fica a uma distância de apenas 2 a 5 centímetros da lente, então o reflexo volta para a lente e aparece no filme. Se você puder remover o flash e segurá-lo a poucos metros de distância da lente, isso ajuda bastante. Você também pode tentar colocar o flash no teto e dispará-lo de lá, se for possível.