domingo, 10 de outubro de 2010

O Código da Vinci - Parte 1 - Locais da trama

Todos os locais aqui citados são reais.



    • MUSEU DO LOUVRE

O mais famoso museu do mundo, localizado em Paris, existe desde o século XII. A construção original, marcava o fim ocidental de Paris, foi gradualmente ampliada, virando palácio real no reino de Luís XIV. É museu desde 1793. Lá acontece o ponto de partida da história, após o assassinato do curador da instituição, Jacques Saunière. O sexagenário é morto na galeria principal do museu, e espalha pistas escondidas pelo local, na esperança de que a neta  Sophie e o simbologista Robert Langdon desvendem o mistério sem revelar ao mundo o segredo do Santo Graal.



    CHATEAU VILLETE
Suntuoso castelo do século XVII, construído pelo paisagista do rei da França, possui 29 cômodos e é o local onde na história mora o lorde inglês Leigh Teabing. Fica a duas horas de carro a nordeste de Paris, e funciona como hotel de alto luxo, onde se paga US$ 4,5 mil por um quarto para passar a noite. É para lá que Robert Langdon e Sophie Neveu se dirigem, quando começam a ser considerados suspeitos do crime pela Polícia francesa.







     • TEMPLE CHURCH





Depois de desvendar uma pista deixada por Saunière, os três perseguidores do Santo Graal rumam para Londres. Eles acreditam que a próxima pista pode estar escondida na Temple Church, igreja construída em 1186 por cavaleiros templários. Foi lá que, em 1215, foi assinada a Magna Carta, um dos documentos mais importantes para a instituição da democracia no Ocidente, pois foi o primeiro a limitar o poder monárquico na Europa.


 






• CAPELA ROSSLYN




Erguida em 1446, a construção fica localizada a 10 quilômetros ao sul de Edimburgo, na Escócia. É fato que existe uma enorme cripta sob a capela, uma câmera subterrânea onde o fundador da igreja e alguns cavaleiros medievais teriam sido enterrados, com armaduras completas. Escavações são proibidas no  local, detalhe que é um prato cheio para caçadores de tesouro e fãs de teorias conspiratórias. Há quem acredite que o Santo Graal pode estar mesmo escondido lá, onde acontece o clímax da história.



• CRIPTA DE ISAAC NEWTON
A tumba de Sir. Isaac Newton encontra-se na abadia de Westminster, Inglaterra.




• LINHA DA ROSA ARAGO
É o nome dado ao Meridiano de Paris, fica situado a 2° 20' 14,025" a leste do meridiano de Greenwich. O monumento a Arago é distribuído pela cidade ao longo do meridiano, sendo formado por uma coluna localizada na Place de l'Île de Sein, de onde partem 135 medalhões de bronze com 12 centímetros de diâmetro. Deste total, 134 medalhões estão cravados no solo parisiense perfilados sobre a Meridienne de France, um apenas não fica no chão - justamente o que está instalado na coluna da Place de l'Île de Sein. A coluna fica alinhada com o Observatoire de Paris, cujo centro também é atravessado pelo meridiano. Os medalhões em homenagem a François Arago foram concebidos pelo artista holandês Jan Dibbets e instalados na cidade de Paris em 1994. Cada medalhão leva o nome de Arago e as indicações de Norte e Sul.