quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Por que os celeiros são geralmente pintados de vermelho?

Se você já dirigiu em uma área rural dos Estados Unidos, ou mesmo observado em filmes, é provável que tenha visto os celeiros vermelhos espalhados pela paisagem agrícola. Há várias teorias para explicar por que eles são pintados de vermelho.




Há séculos atrás, os fazendeiros europeus geralmente impermeabilizavam a madeira em seus celeiros com óleo de linhaça - um óleo marrom-amarelado derivado da semente do linho. Eles pintavam seus celeiros com uma mistura de óleo de linhaça, geralmente composta de adições como leite e cal. A combinação produzia uma pintura durável que secava e endurecia rapidamente. Hoje, o óleo de linhaça é vendido na maioria das lojas de produtos para manutenção doméstica como selante de madeira. Mas de onde vem o vermelho?
Em termos historicamente precisos , "barn red" (vermelho celeiro) não é o vermelho vivo que nós vemos hoje, mas um vermelho tipo laranja-queimado. Para explicar como a mistura do óleo tornou-se tradicionalmente vermelha, há duas teorias predominantes:
  • fazendeiros ricos adicionavam sangue de um abate recente à mistura do óleo. Quando a pintura secava, de brilhante ela passava para um vermelho mais escuro, vermelho queimado;
  • os fazendeiros adicionavam óxido ferroso, ou seja, ferrugem, à mistura do óleo. A ferrugem é abundante em fazendas e é um veneno para muitos fungos, incluindo mofo e musgo, que aparecem em celeiros. Estes fungos fixariam a umidade na madeira, aumentando a deterioração.
Independente de como o fazendeiro preparava sua tinta, ter um celeiro vermelho tornou-se moda. Eles dão um bom contraste à tradicional paisagem monotônica do campo.
À medida que os povos europeus migraram para a América, trouxeram com eles a tradição dos celeiros vermelhos. Da metade para o fim do século XIX, como as tintas começaram a ser produzidas com pigmentos químicos, a tinta vermelha era a mais barata para se comprar. O vermelho era a cor preferida até que o cal tornou-se mais barato, ao ponto dos celeiros brancos começarem a se espalhar.
Hoje, a cor dos celeiros pode variar, geralmente dependendo de seu uso.