Lembra de quando pra ser popular você TINHA que ter um Orkut? Pois é, isso foi há algum tempo atrás, antes do tão famoso nerd de Harvard, Mark Zuckerberg, criar o Facebook.
O filme “A rede social”, que tem como tema a história por trás do Facebook, influenciou de tal maneira o seu uso, que o mesmo tornou-se uma das novas modinhas. Tudo bem criar uma conta por curiosidade, isso eu concordo (a minha foi assim), mas muitos dos usuários que possuem contas na rede, criaram somente para ganhar popularidade, do mesmo modo que aconteceu com o Orkut há alguns anos.
Não me entendam como contrária ao Facebook e defensora do Orkut, mas convenhamos que ambos possuem seu lado bom e ruim. O Orkut não é de todo super legal, mas também não é de todo ruim e ultrapassado, bem como o Facebook não é totalmente perfeito nem totalmente negativo. Vejamos, no Orkut quando mandamos um recado, pode-se marcar a opção “privado”, e somente o seu amigo em questão verá o recado, não aparecerá na página inicial das atualizações de todos os seus outros amigos. Já no Facebook, para escrever no mural de uma pessoa, a partir do momento que você posta, fica visível para todos os seus amigos, na página de atualizações. No Orkut, apesar de não ter tantas opções legais de temas, ainda assim eles existem. No Facebook, a página de todo mundo é igual e não há possibilidade de personalização. Uma coisa super chata do Facebook, é quando aparecem aqueles milhões de convites pra Farmville, Cityville, e vá-pro-inferno-ville que chegam todos os dias. “Fulano de tal respondeu uma pergunta sobre você, clique aqui para descobrir a resposta...” Caramba! Que coisa mais irritante! Outro ponto negativo no “Face”, é aquele monte de publicidade que fica piscando na tela ao usarmos qualquer aplicativo... sem comentários.
O Orkut, perdendo prestígio, pisou feio na bola quando apelou e copiou o princípio do “curtir” do Facebook, criando o “gostei”. Isso foi uma atitude ridícula, sem criatividade e desesperada do Google.
Comparando os bate-papos das duas redes sociais, o Gtalk anda compensando muito mais que o chat do Facebook. O chat do Orkut pode não ser tão atrativo ou legal, mas me digam que porcaria foi aquela do novo bate-papo do Facebook? Não há praticidade alguma em uma lista fixa que contém contatos que nem online estão!
Enfim, existem prós e contras nas duas redes, o que de maneira alguma torna uma pior ou melhor que a outra.
Mas o que vem acontecendo, é que usuários do Orkut (aqueles mesmos que morriam se não tivessem uma conta para serem populares), criaram contas no Facebook, até aí nenhum problema. Porém, não com o objetivo real de interagir com amigos e conhecidos em mais uma rede social, mas sim de aderir à nova modinha. Só que o pior não é isso, eles começaram a reclamar do Orkut, dizendo que o Facebook é mais “chique”, mais interessante, mais tudo... Orkut, do nada, perdeu a graça e virou coisa de favelado. Não sei de onde surgiu esse conceito, mas taí. Agora, esses digníssimos usuários ficam falando em suas atualizações no Orkut que “Orkut tá caído, Saí daqui... agora é só no Face”. O fato mais curioso, é que não param de reclamar, falam tão mal do Orkut, dizem que só usam o Facebook, mas não excluem suas contas.
Sinceramente, não entendo... a nova moda é pagar pau pro Facebook mas ainda assim não largar do Orkut?
Só tenho um conselho a dar: CAROS USUÁRIOS RECLAMÕES DO ORKUT, PAREM DE HIPOCRISIA. SE O ORKUT É MESMO TÃO RUIM QUANTO AFIRMAM VOCÊS, EXCLUAM SUAS CONTAS E SEJAM FELIZES!!!