terça-feira, 2 de março de 2010

Responda se souber

Você pensa que faz frio no espaço sideral?
A maioria das pessoas pensa que as temperaturas são muito baixas no espaço sideral, mas o fato é que lá não existe temperatura alguma. O conceito de temperatura se refere ao conteúdo de calor cinético por átomo de matéria. Assim, a temperatura fria se caracteriza por um movimento muito lento das moléculas, e como no espaço elas se encontram muito distantes umas das outras, a temperatura é considerada desprezível.

Você sabe como se forma a neve?
A neve se forma quando as temperaturas da nuvem e do solo estão abaixo de zero. A neve é constituída na parte alta das nuvens, onde é mais frio. No Brasil, é raro nevar mesmo quando está muito frio, porque o gelo formado nas nuvens derrete à medida em que se aproxima do solo, que está mais quente. Nas montanhas, é comum nevar com a temperatura beirando os 4ºC, pois como a altitude é elevada, o gelo não tem tempo para derreter antes de atingir o solo.

Onde as horas passam mais rápido: numa nave espacial super veloz ou numa rede na beira da praia?
Segundo a Teoria da Relatividade, de Einstein, a passagem do tempo para qualquer corpo depende da velocidade com que ele se desloca. Para o físico alemão, então com 26 anos, a velocidade da luz era o único valor absoluto no Universo. O resto podia variar. Como o tempo. O passar do tempo se dilata ou encolhe de acordo com a posição e a velocidade do observador. Quanto mais próximo ele estiver à velocidade da luz, mais lento ficará o tempo. Assim, em teoria, o tempo passaria mais devagar para quem viajasse numa nave espacial super veloz. Mas é claro que, até hoje, nossa tecnologia atual ainda não sonha em produzir uma espaçonave capaz de andar numa velocidade tão rápida que altere a percepção do tempo.

Você sabe por que ocorrem as linhas cruzadas?
A voz, antes de ser transmitida, é transformada em sinal elétrico que viaja em ondas pelo fio até chegar a outro telefone, quando é convertido novamente em som. Essas ondas normalmente são mais largas que o fio. Às vezes, elas alcançam um condutor vizinho e se misturam. Aí, o sinal de um viaja pelo outro e dá a maior confusão.

Você sabe o que significa hackers?
O termo "hack" nasceu no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e referia-se a quem tinha um jeito inspirado de fazer qualquer coisa. Depois do filme Jogos de Guerra, em 1983, a palavra começou a virar adjetivo específico para quem entende de computador. Deve-se, no entanto, diferenciar hackers de crackers, algo que não acontece na imprensa diária. Os hackers são pessoas com alto grau de conhecimento em informática. Já os crackers são indivíduos que invadem máquinas isoladas, sistemas de grandes corporações ou espalham vírus.

Você sabe como foi construído o primeiro submarino?
Em 1620, um inventor alemão chamado Cornelius Van Drebbel construiu o primeiro submarino. Ele envolveu firmemente um barco a remo em couro à prova dágua, com tudos de ar ligados a flutuadores, para mantê-lo superfície e captar oxigênio. Como não havia motores na época, remos foram conectados ao casco anéis de couro, que faziam a vedação. A primeira viagem foi feita no rio Tâmisa com 12 remadores e o submarino ficou submerso durante três horas.

Você sabia que os repelentes de mosquitos não repelem?
Os repelentes não afastam os mosquitos, mas bloqueiam seus sensores, impedindo que eles percebam a presença de uma pessoa.

Você sabe o que é a chuva de pedras?
A chuva de pedra, ou de granizo, é causada quando o tempo está muito frio, mas não o suficiente para nevar. As pedras são flocos de neve que não derretem e se juntam formando blocos de gelo maiores.

Você sabe por que as esmeraldas são verdes?
A valiosa pedra preciosa, de grande dureza, possui uma coloração esverdeada devido a pequenas partículas de crômio existentes em sua molécula.

Por que a água ferve mais depressa na chaleira?
Porque na chaleira o vapor só pode escapar pelo bico e, portanto, haverá menor perda de calor para o ambiente.

Por que "Lençois Maranhenses" ?
Considerado o único deserto brasileiro, é formado por dunas de areia que se estendem por mais de 70 km no litoral e avançam 50 km continente adentro, no Estado do Maranhão. Na época das chuvas (dez - jul) suas dunas douradas ficam entrecortadas por milhares de lagoas de águas cristalinas, muitas delas repletas de peixes. As dunas movem-se o tempo todo, por causa do vento trazido pelo oceano, dando a impressão de que um lençol está sendo estendido - daí o nome desta deslumbrante região.

Por que a nota de dólar é tão resistente?
A nota de dólar é feita de uma mistura de linho e algodão. Dependendo da circulação, uma cédula de cem dólares pode durar até 9 anos, enquanto a de um dólar chega a durar um ano e meio.

O que é aço temperado?
O aço é uma liga de ferro e carbono. Obtém-se o ferro a partir de uma reação química, feita em um forno de elevada temperatura. O aço é produzido a partir da purificação do ferro quando este estiver ainda no estado líquido, recém-retirado do alto-forno. Se o produto resfriar lentamente, o material resultante será escuro e pouco duro. Se for muito rápido, ficará resistente e brilhante. Esse é o aço temperado. O processo pelo qual o aço é aquecido e rapidamente resfriado é chamado de têmpera.

Como as bolhas se formam nas bebidas efervescentes?
As bolhas são formadas pelo dióxido de carbono. O gás é comprimido de maneira tão violenta, que acaba por desaparecer na bebida. Quando a garrafa é aberta, as bolhas escapam e começam a efervescer.

Por que o El Niño tem esse nome?
O El Niño é uma homenagem ao menino Jesus. O fenômeno foi percebido pela primeira vez na época do Natal. A freqüência do El Niño varia de dois a sete anos.
Cuidado, um raio pode cair duas vezes em um mesmo lugar.
Um raio não é um fenômeno de ação única. Alguns raios são de variedade múltipla e caem repetidas vezes no mesmo local durante intervalo de poucos segundos.

O que pesa mais: uma ferradura nova ou enferrujada?
Quem escolheu a primeira opção errou. O ferro, depois de enferrujado, aumenta seu peso.

Como se coloca a espuma de barbear dentro da lata de spray?
Não se coloca. O creme de barbear, basicamente composto de água e sabão, é inserido na lata junto com gás butano comprimido. Sem a presença do gás, tem-se apenas sabão líquido. Quando apertamos a válvula do spray, uma parte do gás se mistura com a água e o sabão, expandindo para formar a espuma.