domingo, 31 de outubro de 2010

Dia das Bruxas

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.





História do Dia das Bruxas

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).



Símbolos e Tradições

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.



Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Por que as pessoas ficam com os olhos vermelhos nas fotografias com flash?

Todos nós já vimos fotografias em que as pessoas tinham olhos vermelhos assustadores. Essas fotos são tiradas à noite e com flash. Mas, de onde vêm os olhos vermelhos?





Essa cor vermelha vem da luz que reflete nas retinas de nossos olhos. Em vários animais, inclusive cães, gatos e veados, a retina tem uma camada refletora especial chamada tapetum lucidum, que funciona quase como um espelho na parte de trás dos olhos deles. Se você iluminar os olhos deles com lanternas ou faróis à noite, eles refletem uma luz branca e clara. Aqui está o que a Enciclopédia Britânica tem a dizer sobre o tapetum lucidum:
    Em vários vertebrados noturnos, o composto branco chamado guanina é encontrado no epitélio ou na retina do olho. Isto proporciona uma superfície parecida com a de um espelho, a tapetum lucidum, que reflete a luz para fora e oferece uma segunda chance para que ela seja absorvida por pigmentos visuais em intensidades de luz bastante baixas. A tapetum lucidum produz aquele brilho familiar nos olhos dos animais noturnos.
Os humanos não têm essa camada tapetum lucidum em suas retinas. Se você ilumina os olhos de uma pessoa com uma lanterna à noite, não é possível ver nenhum tipo de reflexo. No entanto, o flash da câmera é claro o suficiente para causar um reflexo na retina - o que você vê é a cor vermelha dos vasos sangüíneos que nutrem o olho.
Muitas câmeras têm a função "redução de olhos vermelhos". Nessas câmeras, o flash dispara duas vezes - uma vez antes da foto ser tirada e outra vez para realmente tirar a foto. O primeiro flash faz as pupilas da pessoa se contraírem, reduzindo bastante os "olhos vermelhos". Outro truque é acender todas as luzes do lugar, o que também contrai a pupila.
Outra maneira de reduzir ou eliminar os olhos vermelhos em fotografias é afastar o flash da lente. Na maioria das câmeras pequenas, o flash fica a uma distância de apenas 2 a 5 centímetros da lente, então o reflexo volta para a lente e aparece no filme. Se você puder remover o flash e segurá-lo a poucos metros de distância da lente, isso ajuda bastante. Você também pode tentar colocar o flash no teto e dispará-lo de lá, se for possível.

11 animais que usam camuflagem

O reino animal é um lugar selvagem. Os animais precisam estar sempre muito espertos para se  manterem vivos. Uma das mais impressionantes técnicas de sobrevivência é a camuflagem animal. Os animais têm a capacidade de imitar as plantas, o solo, ou até mesmo outros animais com o intuito de se esconder ou até mesmo para caçar. A lista a seguir apresenta alguns animais que são particularmente dotados da arte da invisibilidade.

animais camuflagem



Vamos à lista:


1-Camaleões

Ao contrário do que diz a crença popular, os camaleões só trocam de cor quando estão em perigo iminente. Sua cor de pele diária, um caqui claro, os mantêm escondidos dos inimigos durante os períodos não tão perigosos. Aproximadamente metade das espécies de camaleões existentes no mundo vive em Madagascar, mas eles também são encontrados na África, Oriente Médio e sul da Europa. 

camaleão





2. Leopardos


Os leopardos são “gatos” elegantes e mortais e que nasceram com uma camuflagem moderna. Sua pele pode ser tanto malhada (útil para se esconder nas áreas ensolaradas do sertão africano) como simplesmente preta (perfeita para perseguir suas presas nas sombras da escuridão). Coelhos, pequenos búfalos e macacos não têm a mínima chance quando um leopardo escondido faz um ataque surpresa.


leopardo





3. Ursos polares


Outros ursos e caçadores são as principais ameaças ao majestoso urso polar. Porém,  com seus “casacos” de pele branca eles acabam se misturando à brancura da neve do Ártico, evitando assim alguns perigos. Somente o nariz e as patas de um urso polar não têm pelos.

urso polar





4. Tartarugas


Se você for um peixe, é melhor olhar duas vezes antes de descansar perto de uma grande rocha... ela pode ser uma daquelas tartarugas que mordem. Há centenas de espécies de tartarugas que se camuflam para agarrar suas presas ou para se esconder de seus predadores como os jacarés. Infelizmente a camuflagem não consegue protegê-las dos pescadores ilegais.

tartaruga






5. Corujas do Ártico


A coruja do ártico tem sua pelagem branca como a neve o que, além de a manter aquecida,  a protege contra o ataque de predadores como as raposas e os lobos.

coruja do ártico





6. Besouro


Para a grande maioria dos insetos, os pássaros são os “meninos malvados”.  Para os besouros que vivem nas árvores ao redor do mundo isso é especialmente verdadeiro. Para se esconder de seus predadores esses insetos imitam a cor das árvores procurando fingir que são parte delas.


besouro


7. Wobbegongs manchados


Se você já nadou nas águas rasas da Áustrália ou Nova Guiné, já deve ter se deparado com um wobbegong  manchado – mas talvez você não o tenha reconhecido! Esse tubarão aplana no chão do mar e com suas manchas acaba se parecendo com um coral.  E esses tubarões vão além – eles têm uma espécie de pequena barba sob o queixo que parece uma alga. As presas que nadam em frente à sua boca acabam sendo engolidas sem nem entender o que as atingiu.

tubarão





8. Víboras do Gabão


Com o intuito de se esconder de suas presas, as Víboras do Gabão – que estão entre as serpentes mais venenosas da Terra – tiram o máximo proveito de suas manchas castanhas, beges e amarelas. Essas grandes cobras se escondem entre camadas de folhas mortas que cobrem o chão das florestas africanas. Elas também gostam de se aninhar nas turfas encontradas no chão da floresta enquanto esperam por suas presas.

víbora do gabão




9. Borboleta-Folha


A borboleta-folha é realmente impressionante uma vez que possui a haste da folha, as nervuras da folha e até mesmo a coloração de uma folha morta. Os pássaros passam por elas sem desconfiança alguma já que esses insetos comuns no sudeste asiático se parecem mais com folhas mortas do que com borboletas.

borboleta folha




10. Lagarto-dragão


Aranhas, cobras, pássaros e até mesmo outros lagartos – todos querem tirar um pedaço do lagarto-dragão. E é exatamente por isso que ele possui um dos mais eficientes sistemas de camuflagem do mundo. O lagarto dragão não apenas consegue se manter quase invisível quando está em um tronco de árvore, como consegue observar com nitidez todo e qualquer movimento de seu predador. Isso não torna a vida deles muito excitante - mas pelo menos eles permanecem vivos para falar a respeito.

lagarto dragão




11. Louva-a-deus


Cuidado – aquela flor que você está pensando em cheirar pode ter um louva-a-deus escondido em seu interior. O louva-a-deus da África Ocidental se camufla para parecer realmente uma flor, com caule, pistilo, estame e tudo o mais que possa atrair os insetos para dentro da flor – então eles os abocanham  e o almoço está servido.

louva a deus



Por que o monóxido de carbono (CO) é venenoso?


Todo veneno tem uma característica específica que o torna venenoso. No caso do monóxido de carbono, a característica tem a ver com a hemoglobina no sangue.
A hemoglobina é formada por proteínas complexas que se unem aos átomos de ferro. A estrutura da proteína e do seu átomo de ferro faz com que o oxigênio se una ao átomo de ferro de maneira bastante superficial. Quando o sangue passa pelos pulmões, os átomos de ferro na hemoglobina se unem a átomos de oxigênio. Quando o sangue flui por áreas do corpo com pouco oxigênio, os átomos de ferro liberam o oxigênio deles. A diferença na pressão do oxigênio nos pulmões e nas partes do corpo que precisam de oxigênio é muito pequena. A hemoglobina é bastante sintonizada para absorver e liberar oxigênio apenas nas horas certas.


monóxido de carbono, pelo contrário, se une com bastante força ao ferro na hemoglobina. Quando o monóxido de carbono se prende, é bem difícil de soltar. Então, se você inala monóxido de carbono, ele gruda em sua hemoglobina e ocupa todas as áreas de ligação de oxigênio. Com o tempo, seu sangue perde toda a capacidade de transportar oxigênio e você sufoca.
Como o monóxido de carbono se une com muita força à hemoglobina, você pode ser envenenado por monóxido de carbono - até mesmo em concentrações bem baixas - se estiver exposto por um longo período. Concentrações baixas de 20 ou 30 partes por milhão (PPM) podem ser prejudiciais se você ficar exposto por várias horas. Uma exposição a 2 mil PPM por uma hora resultará em perda de consciência.
Muitas coisas comuns produzem monóxido de carbono, inclusive carros, equipamentos a gás, fornos a lenha e cigarros.

Por que as conchas reproduzem o som do mar?

Você deve ter segurado uma concha perto da sua orelha quando era pequeno. As melhores conchas para produzir esse som são as conchas grandes e em espiral.


Por que as conchas fazem barulho de mar?


Algumas pessoas sugeriram que o som que você ouve da concha é o eco do seu sangue correndo através dos seus vasos da sua orelha. Isso não é verdade. Se fosse verdade, o som seria intensificado após exercícios físicos, já que seu sangue corre mais rapidamente após exercícios. Entretanto, o som permanece o mesmo após exercícios físicos.
Outros dizem que o som de ondas dentro da concha é gerado pela passagem de ar através da concha (o ar fluindo através da concha e fora dela gera um ruído). Você vai notar que o som é mais alto quando você posiciona a concha ligeiramente mais acima da orelha do que quando ela está bem na altura da orelha. Entretanto, essa teoria não é confirmada em uma sala a prova de som. Numa sala destas, ainda existe ar, mas quando você segura a concha perto da sua orelha, não há som.
A explicação mais aceitável para esse som parecido com o de ondas é o ruído do ambiente a sua volta. A concha que você está segurando ligeiramente acima da sua orelha captura esse ruído, que ressoa dentro da concha. O tamanho e forma da concha, portanto, têm algum efeito no som que você ouve. Conchas de outras formas têm sons diferentes porque elas acentuam diferentes frequências. Você nem precisa da concha para ouvir o ruído. Você pode produzir o mesmo som "do mar" usando uma xícara vazia posicionando-a sobre sua orelha. Experimente e varie a distância que você posiciona a xícara perto da sua orelha. O nível do som vai variar dependendo do ângulo e distância que a xícara está da sua orelha.
O ruído de fora da concha também pode alterar a intensidade do som que você ouve dentro. Você pode encarar a concha como sendo uma câmara ressonante. Quando o som de fora entra na concha, ele se envolve no espaço, criando assim um ruído audível. Então, quanto mais ruidoso for o ambiente em que você estiver, mais alto o som parecido com o mar.

O que causa o cheiro após a chuva?



A maioria das pessoas nota um cheiro característico no ar após a chuva. Ele é frequentemente relacionado à primavera, assim como o cheiro de grama recentemente cortada é associado ao verão. Mas o que causa isso?
Na verdade, os cheiros que as pessoas associam com tempestades podem ser causados por diversas coisas. Um dos mais agradáveis cheiros de chuva, aquele que frequentemente notamos no campo, é na verdade causado por bactérias. Actinomicetos (um tipo de bactéria filamentosa) crescem no solo quando as condições estão úmidas e quentes. Quando o solo seca, a bactéria produz esporos no solo. A umidade e a força da chuva que cai impulsionam estes minúsculos esporos para o ar, onde a umidade, após a chuva, age como um aerosol (como um odorizador de ambientes). O ar úmido facilmente carrega os esporos para nós, que inalamos durante a respiração. Estes esporos têm um odor característico de terra, que frequentemente associamos com a chuva. Essas bactérias são extremamente comuns e podem ser encontradas em áreas no mundo todo, o que contribui para a universalidade deste doce cheiro "depois da chuva". Uma vez que as bactérias sobrevivem na maioria dos solos, mas soltam os esporos quando o solo seca, o cheiro é mais forte após a chuva que tem um período seco, embora você também possa notá-lo com alguma intensidade após a maioria das tempestades.
Outro tipo de odor é causado pela acidez da chuva. Devido aos produtos químicos na atmosfera, a água da chuva tende a ficar um pouco ácida, especialmente em ambientes urbanos. Quando ela entra em contato com resíduos orgânicos ou produtos químicos no chão, isso pode causar algumas reações particularmente aromáticas. A chuva abre frestas no solo e libera minerais que estavam presos nele, que reagem com os produtos químicos, como a gasolina, dando a eles um odor mais forte. Estas reações geralmente produzem odores normalmente mais desagradáveis que os esporos de bactérias e é por isso que o odor após a chuva não é sempre bom. Como o cheiro causado pelos esporos de bactérias, o cheiro das reações químicas pode ser mais notado quando a chuva é seguida por um período seco. Isto ocorre porque, quando os produtos químicos no solo são dissolvidos em uma chuvarada, eles não têm a mesma reação com a água da chuva.
Outro cheiro pós-chuva vem de óleos voláteis que as plantas e as árvores liberam. O óleo fica depositado em superfícies como pedras. A chuva reage com o óleo nas pedras e o carrega como um gás pelo ar. Este perfume é como os esporos de bactérias, que as pessoas consideram um odor agradável e fresco. Ele até já foi engarrafado e vendido devido às suas qualidades aromáticas.
Eles são alguns dos odores comuns de chuva, mas há também todos os tipos de odores pós-chuva. Há diversos materiais aromáticos que a umidade e o impacto da chuva podem misturar, e a atmosfera úmida que aparece depois de uma chuva é especialmente boa para carregar estas partículas pelo ar. Então, quando você falar sobre o cheiro da chuva com um amigo, você pode estar querendo dizer uma coisa e seu amigo pode estar pensando em outra. Contudo, vocês vão concordar que o ar tem um aroma muito mais forte após uma boa chuva.