quarta-feira, 3 de março de 2010

terça-feira, 2 de março de 2010

Fatos curiosos sobre a Bíblia


A palavra Bíblia vem do grego, através do latim, e significa: livros
A Bíblia já foi traduzida por mais de 1500 línguas e dialetos.
A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1500 anos.
É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis.
O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico.
O Novo Testamento foi escrito em grego.
A primeira tradução completa da Bíblia para o inglês foi feita por Wycliffe, em 1380.
Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da Bíblia para a língua do povo alemão.
Na biblioteca da Universidade de Gottingen, Alemanha, existe uma Bíblia que foi escrita em 470 folhas de palmeira.
O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jó. Acredita-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto.
O primeiro Salmo encontra-se em II Samuel 1:19-27, uma elegia de Davi em memória de Saul e seu filho Jônatas.
A Bíblia contém 1189 capítulos e 31102 versículos.
Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia.
No livro de Ester e no livro de Cantares não se encontra a palavra Deus.
O último livro da Bíblia a ser escrito foi III São João.
Há 3573 promessas na Bíblia.
O livro de Isaías assemelha-se a uma pequena Bíblia: contém 66 capítulos; os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro.
Todos os versos do Salmo 136 terminam com o mesmo estribilho: "Porque a Sua misericórdia dura para sempre."
Judas foi o único dos doze apóstolos que não era Galileu.
Os versículos 8, 15, 21 e 31 do Salmo 107 são iguais.
Matusalém, o homem mais velho da Bíblia, morreu antes de seu pai, Enoque, que ascendeu ao Céu.
Ló era o pai de Moabe e Bem-ami, e também o avô dos dois porque "as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai". (Gen. 19:36-38)
42 mil pessoas perderam a sua vida por não saberem pronunciar a palavra Shiboleth. (Juízes 12:5, 6)
Adão não teve sogra.
A única idade de mulher que se menciona na Bíblia é a de Sara (Gên. 23:1)
A primeira cirurgia foi realizada por Deus, quando tirou uma costela de Adão. (Gên. 2:21,22)
Além de Jesus, Elias e Moisés foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites. (I Reis 19:8 e Deut. 9:9)
A arca de Noé tinha três andares. (Gên. 6:16)
O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia, é um acróstico. Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico.
Em Gate houve um homem de grande estatura, que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé. (II Samuel 21:20)
Elias teve o privilégio de comer uma refeição preparada por um anjo.
Existem muitos dados curiosos relativos às estatísticas bíblicas. Um dos números que mais aparece na Bíblia é o 7 Entre os Hebreus este número era considerado sagrado e símbolo da perfeição.
Noé tinha 600 anos quando terminou a arca.
O sábio Salomão deixou mais de três mil provérbios.
A operação matemática mais rendosa foi efetuada por Jesus quando multiplicou 5 pães e 2 peixes para alimentar a mais de cinco mil pessoas e ainda sobraram 12 cestos cheios.
Judas vendeu a Jesus por 30 moedas de prata, equivalentes a uns 20 dólares.
Calcula-se que o presente que Naamã ofereceu a Eliseu, do qual Geazi finalmente se apropriou, equivalia a uns 48.000 dólares.
Paulo, o grande apóstolo dos gentios, foi decapitado em Roma por ordem do tirano Nero.
Em I Samuel 17:18, o queijo é mencionado pela primeira vez na Bíblia.
Em juízes 14:18 encontramos um dos exemplos mais antigos de enigma.
Dois reis dos Amorreus foram postos em fuga por vespões.
A última cidade mencionada na Bíblia é a cidade santa. (Apoc. 22:19)
Salmo 117 é o capítulo mais curto da Bíblia
Salmo 118 é o capítulo que está no centro da Bíblia. Há 594 capítulos antes e depois do Salmo 118
O Versículo que se encontra no centro da Bíblia está em Salmo 118:
O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos.
O livro menor é II João.
O capitulo maior é Salmo 119.


Responda se souber

Você pensa que faz frio no espaço sideral?
A maioria das pessoas pensa que as temperaturas são muito baixas no espaço sideral, mas o fato é que lá não existe temperatura alguma. O conceito de temperatura se refere ao conteúdo de calor cinético por átomo de matéria. Assim, a temperatura fria se caracteriza por um movimento muito lento das moléculas, e como no espaço elas se encontram muito distantes umas das outras, a temperatura é considerada desprezível.

Você sabe como se forma a neve?
A neve se forma quando as temperaturas da nuvem e do solo estão abaixo de zero. A neve é constituída na parte alta das nuvens, onde é mais frio. No Brasil, é raro nevar mesmo quando está muito frio, porque o gelo formado nas nuvens derrete à medida em que se aproxima do solo, que está mais quente. Nas montanhas, é comum nevar com a temperatura beirando os 4ºC, pois como a altitude é elevada, o gelo não tem tempo para derreter antes de atingir o solo.

Onde as horas passam mais rápido: numa nave espacial super veloz ou numa rede na beira da praia?
Segundo a Teoria da Relatividade, de Einstein, a passagem do tempo para qualquer corpo depende da velocidade com que ele se desloca. Para o físico alemão, então com 26 anos, a velocidade da luz era o único valor absoluto no Universo. O resto podia variar. Como o tempo. O passar do tempo se dilata ou encolhe de acordo com a posição e a velocidade do observador. Quanto mais próximo ele estiver à velocidade da luz, mais lento ficará o tempo. Assim, em teoria, o tempo passaria mais devagar para quem viajasse numa nave espacial super veloz. Mas é claro que, até hoje, nossa tecnologia atual ainda não sonha em produzir uma espaçonave capaz de andar numa velocidade tão rápida que altere a percepção do tempo.

Você sabe por que ocorrem as linhas cruzadas?
A voz, antes de ser transmitida, é transformada em sinal elétrico que viaja em ondas pelo fio até chegar a outro telefone, quando é convertido novamente em som. Essas ondas normalmente são mais largas que o fio. Às vezes, elas alcançam um condutor vizinho e se misturam. Aí, o sinal de um viaja pelo outro e dá a maior confusão.

Você sabe o que significa hackers?
O termo "hack" nasceu no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e referia-se a quem tinha um jeito inspirado de fazer qualquer coisa. Depois do filme Jogos de Guerra, em 1983, a palavra começou a virar adjetivo específico para quem entende de computador. Deve-se, no entanto, diferenciar hackers de crackers, algo que não acontece na imprensa diária. Os hackers são pessoas com alto grau de conhecimento em informática. Já os crackers são indivíduos que invadem máquinas isoladas, sistemas de grandes corporações ou espalham vírus.

Você sabe como foi construído o primeiro submarino?
Em 1620, um inventor alemão chamado Cornelius Van Drebbel construiu o primeiro submarino. Ele envolveu firmemente um barco a remo em couro à prova dágua, com tudos de ar ligados a flutuadores, para mantê-lo superfície e captar oxigênio. Como não havia motores na época, remos foram conectados ao casco anéis de couro, que faziam a vedação. A primeira viagem foi feita no rio Tâmisa com 12 remadores e o submarino ficou submerso durante três horas.

Você sabia que os repelentes de mosquitos não repelem?
Os repelentes não afastam os mosquitos, mas bloqueiam seus sensores, impedindo que eles percebam a presença de uma pessoa.

Você sabe o que é a chuva de pedras?
A chuva de pedra, ou de granizo, é causada quando o tempo está muito frio, mas não o suficiente para nevar. As pedras são flocos de neve que não derretem e se juntam formando blocos de gelo maiores.

Você sabe por que as esmeraldas são verdes?
A valiosa pedra preciosa, de grande dureza, possui uma coloração esverdeada devido a pequenas partículas de crômio existentes em sua molécula.

Por que a água ferve mais depressa na chaleira?
Porque na chaleira o vapor só pode escapar pelo bico e, portanto, haverá menor perda de calor para o ambiente.

Por que "Lençois Maranhenses" ?
Considerado o único deserto brasileiro, é formado por dunas de areia que se estendem por mais de 70 km no litoral e avançam 50 km continente adentro, no Estado do Maranhão. Na época das chuvas (dez - jul) suas dunas douradas ficam entrecortadas por milhares de lagoas de águas cristalinas, muitas delas repletas de peixes. As dunas movem-se o tempo todo, por causa do vento trazido pelo oceano, dando a impressão de que um lençol está sendo estendido - daí o nome desta deslumbrante região.

Por que a nota de dólar é tão resistente?
A nota de dólar é feita de uma mistura de linho e algodão. Dependendo da circulação, uma cédula de cem dólares pode durar até 9 anos, enquanto a de um dólar chega a durar um ano e meio.

O que é aço temperado?
O aço é uma liga de ferro e carbono. Obtém-se o ferro a partir de uma reação química, feita em um forno de elevada temperatura. O aço é produzido a partir da purificação do ferro quando este estiver ainda no estado líquido, recém-retirado do alto-forno. Se o produto resfriar lentamente, o material resultante será escuro e pouco duro. Se for muito rápido, ficará resistente e brilhante. Esse é o aço temperado. O processo pelo qual o aço é aquecido e rapidamente resfriado é chamado de têmpera.

Como as bolhas se formam nas bebidas efervescentes?
As bolhas são formadas pelo dióxido de carbono. O gás é comprimido de maneira tão violenta, que acaba por desaparecer na bebida. Quando a garrafa é aberta, as bolhas escapam e começam a efervescer.

Por que o El Niño tem esse nome?
O El Niño é uma homenagem ao menino Jesus. O fenômeno foi percebido pela primeira vez na época do Natal. A freqüência do El Niño varia de dois a sete anos.
Cuidado, um raio pode cair duas vezes em um mesmo lugar.
Um raio não é um fenômeno de ação única. Alguns raios são de variedade múltipla e caem repetidas vezes no mesmo local durante intervalo de poucos segundos.

O que pesa mais: uma ferradura nova ou enferrujada?
Quem escolheu a primeira opção errou. O ferro, depois de enferrujado, aumenta seu peso.

Como se coloca a espuma de barbear dentro da lata de spray?
Não se coloca. O creme de barbear, basicamente composto de água e sabão, é inserido na lata junto com gás butano comprimido. Sem a presença do gás, tem-se apenas sabão líquido. Quando apertamos a válvula do spray, uma parte do gás se mistura com a água e o sabão, expandindo para formar a espuma.


Você sabia que...







- A Coca-Cola era verde.
- A American Airlines economizou US$ 40.000 em 1987 eliminando uma azeitona de cada salada servida na primeira classe.
- Hong Kong é a cidade com o maior número de Rolls Royce per capita.
- O Alasca é o estado americano onde a maior % de pessoas vai a pé para o trabalho.
- 28% da África é selvagem e não explorada.
- 38% dos EUA é selvagem e não explorado.
- O "quack" de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê.
- Criar um cachorro até a idade de 11 anos custa US$ 6.400.
- 70% dos americanos já visitaram a Disneyland e a Disneyworld.
- Pessoas inteligentes têm mais cobre e zinco no cabelo.
- O papa mais jovem tinha 11 anos.
- A Islândia consome mais Coca-Cola per capita do que qualquer outro pais.
- A frase "The quick brown fox jumps over the lazy dog" utiliza todas as letras do alfabeto e foi criada pela Western Union para testar suas máquinas de teletipo.
- A única palavra inglesa de 15 letras sem letras repetidas é "uncopyrightable".
- "Agüenta, vagabundo" é o hino oficial do estado de Ohio, EUA.
- Quando o gambá se faz de doente, não está brincando: está aterrorizado.
- A biblioteca da Universidade de Indiana afunda 2 cm por ano porque, quando foi construida, os engenheiros esqueceram de incluir o peso dos livros no cálculo das fundações.
- Cada rei de um baralho representa um grande rei da história:
- Espadas: Rei David
- Paus: Alexandre, o Grande
- Copas: Carlos Magno
- Ouros: Júlio César
- O olho do avestruz é maior do que seu cérebro.
- O maior vôo de uma galinha foi de 13 segundos.
- Eisenhower criou um sistema rodoviário interestadual que obriga que cada milha em cinco deva ser reta. Esses trechos retilíneos são utilizáveis como pistas aéreas em tempos de guerra ou em emergências.
- O prédio do Pentágono, em Arlington, VA, tem duas vezes mais banheiros do que o necessário. Quando foi construido, em 1940, as leis segregacionistas do estado da Virgínia exigiam banheiros separados para os brancos e para os pretos.
- O transatlântico Rainha Elizabeth II avança apenas 4 cm para cada litro de diesel queimado.
- A urina do gato brilha com luz ultravioleta.
- A noz-moscada é extremamente venenosa se injetada na veia.
- Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais que 116 anos.
- Em Cleveland, Ohio, é ilegal pegar ratos sem licença de caça.
- Há em média 178 grãos de gergelim em cada Big Mac.
- Peso por peso, um hamburguer custa mais caro que um carro novo.
- As marcas comerciais mais caras são: Marlboro, Coca-Cola e Budweiser, nessa ordem.
- É possivel conduzir o gado para cima, mas não para baixo.
- 90% dos taxistas de New York são imigrantes recém-chegados.
- Em 10 minutos, um furacão libera mais energia do que todas as bombas nucleares existentes no mundo.
- Todos os animais podem pular, exceto o elefante.
- O isqueiro foi inventado antes dos fósforos.
- Se você gritar durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, a energia liberada é igual à necessária para aquecer uma xícara de café.
- O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para esguichar o sangue a uma altura de 9 metros.
- Os humanos e os golfinhos são as únicas espécies que praticam o sexo por prazer.
- O músculo mais potente do corpo é a língua.
- É impossível espirrar com os olhos abertos.
- É impossível se suicidar parando a respiração.
- Em média, os americanos consomem 72.800 metros quadrados de pizza por dia (uma área de 270m x 270m).
- Cada vez que você lambe um selo, ingere 1/10 de caloria.
- Há mais chance de você morrer com uma rolha de champanhe do que com uma aranha venenosa.
- Os destros vivem em média 9 anos mais que os canhotos.
- O orgasmo do porco dura 30 minutos.
- O crocodilo não pode pôr sua lingua para fora.
- A formiga levanta 50 vezes seu peso, e puxa 30 vezes seu peso.
- O urso polar é canhoto.
- O bagre é o animal com mais papilas gustativas, tendo 27.000 ao todo.
- A pulga pula 350 vezes sua altura, o que equivale a uma pessoa dar um pulo de uma altura igual à largura de um campo de futebol.
- Uma barata vive 9 dias sem a cabeça.
- O louva-deus não pode copular com sua cabeça presa ao corpo. A fêmea inicia o coito arrancando a cabeça do macho.
- Alguns leões copulam 50 vezes por dia.
- As borboletas sentem gosto com os pés e não com a língua.
- A estrela-do-mar não tem cérebro.
- Em 1995, um japonês recitou, de memória, os 42.000 primeiros digitos do número Pi (3,14159...) em 9 horas.


FONTE: http://www.ja-online.net/ajudaja1.asp?Contador=130